sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Nah!

Férias, não nada disso, ando cá a tentar fazer aquilo que muitos estudiosos não conseguem, que é perceber o prazo de implementação de determinados assuntos cá no burgo.
Eu passo a explicar, a nossa querida ministra da educação disse que neste momento se está a implementar a nova politica da educação, politica essa que só no final de quatro anos estará completamente implementada, após esse período será feita então uma avaliação dessa reforma, de forma a corrigir o que estiver mal.

Pois não é que a escola onde me encontro inserido, a qual tem tentado de alguns anos a esta parte desenvolver, e tem conseguido, um trabalho fenomenal na matéria de conseguir novos alunos e melhores condições para estes, sejam elas ao nível das instalações como ao nível dos apoios dados pelo corpo docente e não só, se vê neste momento a braços com uma imposição da DREL (Direcção Regional de Educação, pouca mas isso só digo eu, de Lisboa) de passar esta escola a agrupamento vertical.

Querem com isto conseguir colocar 850 alunos no local onde apenas cabem 700, e já muito apertadinhos, querem colocar miúdos a partir do 5º ano a conviver com alunos do 12º de vintes e poucos anos, isto numa área onde a insegurança é bastante e nem com a presença quotidiana da policia isso muda, querem acima de tudo continuar a pagar os mesmos ordenados e multiplicar o trabalho dos professores.

Como perguntam vocês, eu explico, a escola em questão é de ensino básico 3º ciclo e ensino secundário, ou seja todo o corpo docente é afecto a 3º ciclo e secundário, não tem qualquer aptidão nem sequer formação para dar aulas ao 5º e 6ºs anos, mas a DREL quer que estes mesmos professores que não tem qualquer formação para tal, lhes dêem as aulinhas que o ministério se comprometeu com as associações de pais a fazer, sim essa em que os filhos ficam nas escolas até ás 17.30h todos os dias a fazer sabe-se lá o que, e depois dessa hora são corridos da escola, pagando os paizinhos os colégios, infantários, atl`s e afins durante todos os meses para os miúdos apenas lá estarem 2horas por dia, isto porque quem é o pai ou a mãe que sai do seu emprego ás 17horas para poder ir buscar o filho, pouco e afortunados são os que podem.
Pois então serão esses professores que não tem a formação necessária que vão fazer de "palhaços" durante esse tempo, agravado ainda por serem avaliados pelos outros professores do 1º e 2º ciclos...

De férias eu nah :(

1 comentário:

Anónimo disse...

Jmafa,

:(realmente não me parece que tivesses tido férias...até pelo contrário...pelo que contas!

Não deve ser fácil ser professor neste país e ainda mais com uma ministra destas!

Com tantas reformas!Com tantas experiências que tem feito no ensino!O raio que a parta! Quem ela pensa que é para brincar com o futuro dos nossos filhos!Ora coloca ora tira! Fecha escolas!Coloca outras com excesso de Alunos!Onde nós estamos na República das Bananas!

Desculpa o desabafo mas...

Ainda bem que temos professores que se preocupam com o bem estar e condições dos Alunos, agradeço-te como mãe e continua a lutar pelos teus direitos!

Beijocas:*****