terça-feira, janeiro 16, 2007

Crianças II

Na continuação do post anterior, gostaria agora de analisar outros pontos que acho serem interessantes.

Sim por vezes os pais não querem saber dos filhos, sim por vezes são violentos, rudes, agressivos, negligentes, mas posso afirmar com alguma certeza, que esse grupo é uma minoria na sua grande maioria, os pais são interessados e bastante responsáveis.

Mas atenção tudo isto se aplica ás mulheres, também elas são irresponsáveis, também elas são negligentes, violentas e rudes, muitas delas sem carinho ou amor para dar às crianças e quando se deixam toldar pelo ódio ao ex, aí então é o fim da mente normal das crianças.

Começando na não autorização de ver a criança, passando pela guerra dos pagamentos de pensões, indo até ao ridículo de retirar a criança do seu meio ambiente normal só para que não seja vista pelo progenitor, as mulheres fazem de tudo para assim tentarem prejudicar o ex.

È claro que isto acenta como uma luva também aos homens, a juntar a isto tudo por parte deles ainda temos o pior, a violência física para com a ex e por vezes as crianças, este é o final mais macabro que se pode ter, crianças a ser escondidas para não terem contacto com a outra parte, represálias violentas á frente (nem que fosse por trás, são sempre de condenar), das crianças, discussões, abusos de autoridade, etc.

No fim o que fica para a história é uma criança que vai crescer, com problemas psicológicos, uma criança que pode ter problemas de adaptação á sociedade, com todas as dificuldades que isso acarreta e quem sabe mais violência na vida futura dela, pensem nas crianças primeiro e depois resolvam os vossos problemas no tribunal, é aí que alguém vos ajudará a resolver tudo aquilo que achem necessário.

9 comentários:

Anónimo disse...

Jmafa,

Por muito que nos custe assumir,vai haver sempre bons Pais e maus Pais!

Mas não vamos impor um esterótipo em que os filhos de pais separados, são aqueles que têm problemas!Que mais sofrem!

E os outros que vivem numa casa, que não vou chamar lar de propósito, em que só há discussões e por vezes agressões fisicas.Não há Amor, não existe familia!Serão estes filhos mais felizes?!Com menos problemas?!Não sei... e acho que ninguém o poderá saber!

O que nós poderemos saber, é ter a consciência de fazermos tudo pelos nossos filhos!Isso sim!

Nunca é fácil uma separação seja ela qual for, por isso cabe nos a nós como Pais tentarmos minimizar esta ruptura, e não deixarmos que os nossos problemas afectem os nossos filhos.

Problemas esses que acabam por reflectir nos filhos!Porquê?!Porque são armas de arremesso e de chantagem e manipulação entre os Pais!

Quantas e quantas vezes ora por medo,chantagem, manipulação, tentamos recuar nalguma situação.

Beijinhos

Anónimo disse...

Jmafa:

Ás vezes tenho passado por aqui, embora não comente, mas este assunto, achei que não podia deixar passar...é importante demais! E senti necessidade de partilhar um pouco da minha experiência pessoal, como filha, ao contrário das opiniões que se manifestaram, que são os pais...coisa que ainda não sou, infelizmente.

Estas questões de discussões entre os pais, não tenham dúvidas: é mau, sempre! E relativamente ao facto de se se divorciarem, se as crianças sofrem com isso, sim, provavelmente vão sofrer um bocadinho, porque como humanos que somos e naturalmente conformistas, resistimos sempre a qqr coisa que perturbe a nossa rotina – causa-nos insegurança e medo o desconhecido, que só o é enquanto não mergulhamos nele, e quase sempre, quando finalmente o fazemos, vimos que foi o melhor, até que já o deviamos ter feito, porque o tempo passa enquanto nos agarramos aos nossos medos, e ao resistirmos, perdemos coisas que podiamos ter vivido! Enfim, adiante... as crianças podem até sofrer com a mudança, mas sabem? SOFREM MUITO MAIS com um situação em que sabem que os pais não estão bem, em que as coisas não são o que deviam ser, quando sentem que não há unidade, amor, amizade respeito e companheirismo! Porque não pensem que não se apercebem, apercebem-se sim! E bem! E ISSO causa muito mais perturbação e distorce muito mais os futuros valores que as crianças assimilam... o que se lhes diz?! Que o casamento é apenas uma fachada? Que o amor não existe? Que vale mais o sacrifício (porque o é ) de desperdiçar a felicidade em prol do quê?! Que exemplos serão estes? Quando eles crescerem, que exemplos é que vão tomar? Que lutadores serão? ...não serão, concerteza, serão comodistas e suportarão uma situação que lhes fará mal, em vez de lutarem pela felicidade...acho que NINGUÉM quererá isso para um filho certo?

Anónimo disse...

Houve uma altura na minha vida que eu disse á minha mãe “ luta pela tua felicidade, acima de tudo, não fiques por causa de mim...” e estava a ser sincera, apesar da dor que isso me iria provocar...pk pior que isso era ver o sofrimento e saber que era por mim que sofriam... Além disso, não tenham duvidas, um dia acabarão por cobrar aos vossos filhos (mesmo que não lhes digam isso na cara ) que abdicaram de ser felizes por causa deles, e sabem o que vão ouvir? “Problema teu, foi a tua escolha, a tua opcção, não atires as culpas para cima de mim”...e têm toda a razão! Não é justo justificarmos a nossa falta de coragem com a desculpa de que é por causa dos filhos. ISSO É TRETA!

Não tenham medo de os magoar por se separarem, tenham medo sim de os educar com exemplos cobardes, de não lhes ensinarem o que é e como se conquista a felicidade!... é um favor que lhes fazem.

E relativamente ao facto de os filhos sofrerem represálias de um ou do outro progenitor, isso já parte 1º - da educação de cada um e 2º - do amor que lhes têm...porque acho eu que um pai ou uma mãe que assim se intitule, NÃO TEM O DIREITO de os prejudicar porque uma das partes já não sente o mesmo..é um facto da vida, a vida é composta de mudanças, mal de nós se assim não fosse! Agarrarmo-nos ao passado não adianta nada, é tb uma mentira, um engano..

Anónimo disse...

...e prejudicar crianças por causa disso?! Não será dar importância demias á outra parte? O que é que é realmente importante afinal?! O bem estar e a felicidade dos filhos ou a nossa “satisfação” pessoal de manter o dominio sobre uma pessoa que se calhar tb a nós já não nos diz grande coisa? Prejudicar as crianças por causa de hábitos, uns de longa data, outros nem por isso...? O que muitos adultos têm e não enfrentam é medo! Se todos nós perdessemos mais o medo que temos de tudo e mais alguma coisa, acreditem, a vida era muito mais fácil bonita e feliz! Penso eu de que...

Desculpem o testamento, mas tinha que ser...

Anónimo disse...

Anonimo
Tens toda a razão, em tudo o que escreveste. Explicaste, o que por vezes eu quero dizer, e não consigo.

Neste momento estou com problemas bastante graves no meu casamento. Eu não tenho duvidas que amo o meu marido, mas neste momento não sei se ele está comigo por causa dos filhos, ou se me ama tambem.
Já lhe disse para ir ser feliz, e não se sentir na obrigação de estar comigo só por causa dos nossos filhos.
Eu quero que ele esteja comigo, por mim e por ele, e não por causa de "ser um habito e ser mais fácil" como tu escreveste.

Eu só espero que seja porque me ama que ele está comigo, e não por sacrificio dos filhos. Porque como tu muito bem dizes, os nossos filhos o que querem é que os pais sejam felizes.

Anonimo 2

Anónimo disse...

Só quero finalizar com mais uma coisita, se o meu casamento não resultar, os meus filhos podem ter a certeza que vão ter sempre a mãe e o pai, a dar-lhes todo o amor e carinho que necessitam. concordo com a guarda das crianças conjunta, e se houver possibilidade geografica possivel, os filhos devem abraçar, sorrir, e brincar...todos os dias com os pais.

beijos a todos
e jmafa parabens pelo teu blog.

Anonimo 2

Anónimo disse...

A vida nem sempre é como nos sonhamos ou desejamos, e por ela fora nos deparamos com situações boas e más.È nos obstáculos que a vida nos trás que aprendemos a grande lição: aprendemos a ser melhores pessoas, a crescer e amadurecer.Eu tenho aprendido essa lição da pior maneira!Acreditem! Sou uma pessoa mais forte, com objectivos e um deles é ser Feliz!

Já passei por um processo de divorcio muito complicado e ainda hoje sofro com as chantagens,agressões e muitas vezes as pessoas à minha volta nem se apercebem do que se passa!Porquê?!Porque escondo?!Não sei...por hábito...por medo!Talvez!

Qualquer separação é dificil e mais dificil ainda é quando se ainda Ama!Mas nós mudamos, os nossos sentimentos podem mudar por este ou por aquele motivo não sabemos!Mas muda! O que é importante é saber quando acabou!E quando acaba não há nada a fazer!È seguir em frente e darmos um novo rumo à nossa vida com outros objectivos!È dificil?Claro que sim!Mas sempre é melhor do que vivermos
infelizes...

Hoje encaro a vida de uma outra forma:vivo um dia de cada vez e o amanhã será sempre melhor!Alguém me mostrou o que era o amor,amizade,a compreensão...

Os nossos filhos são o espelho de nós próprios, se estamos felizes eles estão felizes e é isso que é importante,ora seja com o pai ou com a mãe.

Bjs

DIV de divertida disse...

Tens toda a razão.
Como diz uma amiga minha: O amor que sentimos pelos filhos tem de ser maior do que a raiva ou o ódio que sentimos pelo parceiro.
Se isto acontecer deixará de haver espaço para confusões, vinganças, atitudes infantis e desconcertantes.
Esta frase ajudou-me a relevar muitas coisas e por osmose a fazer o outro sentir o mesmo.

jmafa disse...

Meus amigos o meu muito obrigado, 1º por passarem pelo meu cantinho, 2º por perderem o vosso tempo a ler o que escrevo, 3º por perderem o vosso tempo a escrever sobre as minhas opiniões e 4º por estarem ai...Obrigado a todos :)