terça-feira, novembro 28, 2006

Começaram, meus amigos…


… as compras de Natal, sim essas que nos levam da conta aquilo que temos e o que iremos ter no próximo mês de salário.
Estou farto da febre de consumismo, estou farto de ver os canais de televisão tentarem a todo o custo impingirem ás nossas crianças brinquedos que não tem lógica nem uma forma de pensamento, será que eles pensam que as nossas crianças são acéfalas, que não têm o mínimo de QI para poderem jogar algo mais didáctico e divertido?

Bolas já chega, as compras nesta altura do ano são a pior coisa que me podem fazer, ir para centros comerciais, apinhados de pessoas que estão muitas das vezes a gastar o que têm e o que não têm, para colocar uma criança a sorrir por apenas dois minutos numa noite, é demais.

O natal não são prendas, o natal não são compras o NATAL é dar e receber SIM, mas amor, carinho, solidariedade é estender uma mão amiga para quem necessita, é abrir o coração e deixar entrar o amor pelo próximo, é fazer sem esperar que se lhe dê algo em troca, é viver feliz e tranquilo no meio deste mundo de consumistas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Jmafa,

Concordo contigo aí vem a "febre" do consumismo! Neste momento as grandes superficies estão a lançar descontos de 50% nos brinquedos,isto é, descontam esse valor à posteriori.

É um atentado à nossa carteira, levarmos os nossos filhos às compras nesta altura, as montras como estão decoradas e o que fazem para chamar a atenção das crianças!É demais!Não falando já na TV que os anuncios são mais que muitos!Ora são bonecas que andam,falam,etc...

Mas o Natal não é só consumismo pelo menos para mim...eu detesto andar nas comprar e quando tem que ser, já vou com ideias definidas.Portanto nunca passo muito tempo em centros comerciais.

Ainda lembro os Natais passados na casa da minha avô,à noite colocava-mos os sapatinhos na lareira e de manhã íamos todos a correr ver o que o Pai Natal nos tinha deixado!Momento Nostálgico, sorry, fez-me recordar a minha infância...

O que me fascina no natal são as ruas enfeitadas,as luzes, adoro sair à noite só para ver Lisboa toda iluminada...

Bjs:***

Anónimo disse...

Eu adoro os preparativos para o Natal (não a parte das compras)...mas só até à vespera.
É estupidificante uma pessoa ficar até às 12 badaladas à espera para abrir os presentes, e depois irem-se todos embora, e só ficar eu e o meu marido.

Espero que este ano seja diferente :)) temos os nossos pimpolhos que já estão atentos ao mundo que os rodeia, e mexem em tudo. Acho que manter a arvore de natal enfeitada e cheia de presentes vai ser um desafio...mas um bom desafio. Vou fazê-la enquanto eles estiverem a dormir na noite de 8 de Dezembro, como manda a tradição.

Bejinhos a todos :))))

pp disse...

Olha...no comments..eu no meu caso ainda não tenho que me preocupar com a tentativa de manipulação dos putos.
No entanto ligo bem mais á parte emocional e afectiva...agora que me lembraste, este fim de semana vou ter que fazer a minha arvore de natal :).
Abraço

Paula D´aviz disse...

Olá amigo,
Cá estou eu no teu cantinho.
Quanto a prendas e copnsumismo tens toda a razão, abafam-nos em stress, fazem-nos gastar dinheiro e somos levados ao auge do consumismo capitalista.
Este ano decidi que vou oferecer prendas diferentes pois eeste Natal tb é diferente. 1º porque as finanças andam mais em baixo e depois porque este ano vou apelar ás velhas tradições e fazer algo para dar, o que acaba por ter muito mais valor que comprar as últimas novidades em perfumes, livros ou roupa.
Vou agarrar na minha baby Matilde e vamos passar umas boas horas a fazer algo diferente com muito carinho e vindo do coração: fazer deesenhos para oferecer, pintar quadros e fazer por exemplo um porta-canetas ou moldura.
Além de serem trabalhos feitos por nós, são personalizados, baratos e são únicos.
Vou evitar o stress dos centros Comerciais e apenas vou ter de armadilhar a cozinha toda para não ficar toda ás cores com as pinturas e desenhos da matilde. Mas vai ser certamente diferente.
Que tal aproveitarem e fazerem algo semelhante?
Aliás tu que tens 2 podes faZer tipo fábrica com linha de montagem com vários quadros ou desenhos.
;(
Bj gd e obrigada pelos posts no nosso cantinho.

Bjs gds

Anónimo disse...

Amor aos retalhos

Tu não tás bem a ver o que é fazer uma linha de montagem, com 2 pimpolhos com 18 meses que são 2 autÊnticas pestinhas :)) O mais que podia acontecer era a casa ficar toda pintada, e as tintas serem todas comidas... tou mesmo a imaginar a cena... ;))))


Assinado: A Mãe dos gemeos

Anónimo disse...

Embrulho
Pois é a febre chegou :(

Tigresa
Espero que consigas isso, mas duvido eles a mexer é um zássss :)

PP
A árvore é só dia 8, estás um pouco adiantado não :)

Amoraosretalhos
Como vês estamos de acordo :)

Anónimo disse...

Quando eu era pequeno, o Natal chegava-me na altura em que um enorme pinheiro era "plantado" na sala! Todos corriam para o enfeitar: bolinhas que desastradamente se quebravam por dá cá aquela palha; velas que se colocavam com pequenas molas nos diversos troncos e fitas, muitas fitas brilhantes que, naquele tempo, já faziam a delícia do olhar! Depois, ficávamos, ali, contemplativos como que diante de uma obra de arte!
Que tempos calmos e quentes porque a salamandra, continuamente acesa, aquecia e dava cor ao ambiente!
Eu era pequeno e tudo parecia verdade!
Hoje, por que será que tudo me parece mentira?