quarta-feira, setembro 13, 2006

Hoje

É isso mesmo hoje, hoje levantei-me e pensei que lindo dia este, poderia até ser um bonito dia de verão com os passarinhos a chilrear o pouco vento a sussurrar, o sol a brilhar com intensidade, e então lembrei-me hoje vou escrever sobre lagares de azeite.
Lagares de azeite pensei eu, mas eu não entendo de lagares de azeite que raio vou escrever sobre isso?

Bem acima de tudo sou português o que faz de mim um entendido nato em qualquer matéria da qual se possa escrever, pensar, falar ou até imaginar, pelo que escrever sobre lagares de azeite não nada do outro mundo, assim sendo aqui deixo o meu comentário sobre lagares de azeite:
Ora então a azeitona é apanhada na oliveira, esta é varejada para que a azeitona caia dentro de uma espécie de manga para que fique concentrada no mesmo local e seja mais fácil de transportar, o seu transporte é até ao lagar, ai esta é escolhida e as que são boas para fazer o azeite são depois prensadas para que lhes seja retirado o tão afamado e gostoso néctar, este líquido verte para uns alambiques os quais depois são transportados para o armazém, o azeite é então medido para se ver a acidez e depois engarrafado, isto passado algum tempo claro.

Viram foi fácil falar de lagares de azeite, é verdade caso não seja este o processo a mim também não me interessa muito, isto porque como já referi sou português e como filho da casa tenho sempre razão, eheheh.

21 comentários:

Anónimo disse...

Jmafa,

Uma perspectiva diferente...;))))

O azeite, dizem os mestres na coisa, representa o paradoxo da espiritualidade.

A natureza do azeite é tal que, quando entra em contato com algo, satura-o por completo, embebendo e invadindo cada parte.

Porém o azeite também possui uma natureza oposta: quando misturado a outro líquido permanece à parte, recusando-se a se misturar.

Assim é a natureza do espiritual: sublime, transcendente e pura, mesmo assim permeia tudo, transformando-o em seu interior.

Beijocas;)))

Anónimo disse...

Ola!!

Só para conhecimento,
Sabiam que são necessárias 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite. O azeite de oliva deve ser produzido somente a partir de azeitonas e não podem ser denominados desta forma óleos extraídos por solventes e re-esterificação, nem misturas com outros tipos de óleo.

Na actualidade, os métodos tradicionais de processamento da azeitona deram lugar a processos modernos de extracção, utilizando variações de pressão e temperatura. Com isso, o método tradicional de prensagem a frio quase não existe mais e classifica-se o azeite segundo seu processo de produção da seguinte forma:

Azeite de oliva refinado, produzido pela refinação do azeite virgem, que apresenta alta acidez e incidência de defeitos a serem eliminados na refinação. Pode ser misturado com o azeite virgem.

Azeite de oliveira virgem, obtido por processos mecânicos. Dependendo da acidez do produto obtido, este azeite pode ser classificado como sendo do tipo extra, virgem ou comum.

Azeite extra virgem
Para ser classificado como extra virgem, o azeite não pode passar de 0,8% de acidez e nem apresentar defeitos..

Azeite virgem
O azeite virgem apresenta acidez máxima de 2%

Azeite de oliva comum
O azeite comum é obtido da mistura do azeite lampante, inadequado ao consumo, reciclado por meio de processos físico-químicos e sua mistura com azeite virgem e extra-virgem. O azeite de oliva comum não possui regulamentação.


Sou mesmo esperta ;)))))

beijinhos

Anónimo disse...

Ola, ola!!!!!

Ok confesso, retirei esta informação da net.


eh, eh, eh.....

Anónimo disse...

Já que estamos a falar de azeite, indico de seguida uma receita que leva bastante azeite, e podem crer é optima.

Açorda alentejana:

Ingredientes (para 4 pessoas)
4 colheres (sopa) de azeite
1 bom molho de coentros
2 a 4 dentes de alho
1 colher (sopa) bem cheia de sal grosso
1,5 litro de água a ferver
400 g de pão caseiro (duro)
4 ovos

Preparação/Confecção
Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho, a que se retirou o grelo, e o sal grosso. Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela de meia cozinha, que neste caso fará ofícios de terrina. Rega-se com o azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa. A esta sopa dá-se o nome de "sopa azeiteira" ou "sopa mestra".
Introduz-se então no caldo o pão, que foi ou não cortado em fatias ou em cubos com uma faca, ou partido à mão, conforme o gosto. Depois, tapa-se ou não a açorda, pois uns gostam dela mole e outros apreciam as suas sopas duras. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, também conforme o gosto.

Muitas vezes, na água utilizada já se cozeu uma posta de pescada ou de bacalhau. Também pode ser acompanhada com sardinhas assadas ou fritas.

Bom apetite,

shuac, shuac...:)))))

Anónimo disse...

Embrulho,

Sabias que se misturares azeite com agua, o azeite mistura-se.

Experimenta e vais ver!!

jokas

Anónimo disse...

Embrulho,

E sabias que se misturares azeite com agua, às vezes não se mistura,

Isto é verdade!! Eu já vi imensas vezes.

Será que existe alguma explicação cientifica???
Quem souber que diga

:))

jokas

Anónimo disse...

Tigresa,

Agora fiquei um pouco baralhada!Afinal mistura-se ou não?!Estou um pouco adoentada e perdi-me...deve ser da medicação, ehehhhe

Pelo que sei o azeite fica sempre ao de cima é menos denso que a àgua...não sei se era a explicação que querias mas aqui fica uma!

Jocas

Anónimo disse...

Embrulho

Sim, eu sei, que fica sempre ao de cima, mas se fizeres a experiência, e eu já vi, o azeite por vezes reage de forma diferente em contacto com a agua.
Por exp. coloca um prato com agua, de seguida molha a ponta do dedo em azeite e deixa cair vários pingos do azeite.

Se notares esses pingos por vezes ficam concentrados, e outras vezes dispersam-se pela agua.
Mas o mais estranho é se fica um dos pingos concentrados os outros tambem ficam, mas se os pingos se dispersarem pela agua todos os outros pingos tambem.

Confuso??

jokinhas e as melhoras.



O pingo do

Anónimo disse...

jmafa

que tal escreveres sobre o "misterio do pingo" ;))))capicce

jinhos

Anónimo disse...

Tigresa,

Tens razão não me lembrava dessa experiência é que já lá vão uns bons largos de anos...;))))

Obrigada plas melhoras...

Bjs

Anónimo disse...

Boa Tigresa!Voto nessa na do "Mistério do Pingo"...uiuui

Agora é que vão ser elas ou eles!!!!

Jocas

pp disse...

Olha eu cá gosto muito de azeite....adoro ter a sardinha e a salada a nadar no prato....e juntando uma broa de milho ui ui
Abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

pp

Eu tambem adoro azeite, e de molhar o pão, seja que pão for ;)

O meu marido tá sempre a dizer que sou uma exagerada :)))

bjs e bom fds

Issima disse...

o menino percebe imenso de lagares de azeite, afinal... : )

Eu cá percebo zero mas gosto de azeite e de azeitonas e dos anuncios do azeite galo... já é bem bom, não?

(by the way... quando é que acabas de ler o Codex?? tá bem que o livro é uma bíblia comenatada mas tambem não é assim tao grande, chiça!!)

beijos (que acho que me esqueci de mandar no comentario ao post anterior...)

jmafa disse...

Pessoal o azeite é um dos nossos mais queridos produtos, adoro azeite :)
É verdade eu ja acabei o Codex e entretanto estive a ler de Laurence Rees (um escritor e director criativo da BBC), Auschwitz, Os nazis e a solução final, que por sinal é muito bom em termos historicos claro....

Anónimo disse...

Jmafa,

Temos um novo visitante!Bem vindo(a)PP.

Bjs

Anónimo disse...

Embrulho

Eu já conheço o pp, tem um blog muito interessante, o jmafa tem um link para o site mar-a-dentro, nunca foste ver?? então vai e já agora aproveita e vê tambem os outros :)

http://mar-a-dentro.blogspot.com/

Anónimo disse...

Tigresa,

Obrigada pela dica mas conheço o Blog do PP como também outros...

Não assino é como embrulho e já agora não contes a ninguém (um segredito só para ti;)ehheeh

Beijocas

Anónimo disse...

Tigresa,

Já que estamos numa de "dicas",vai ao http://aguadomeupensamento.blogspot.com/,este é... deixa-me muitas vezes sem palavras de tão profundo que é...

Aqui deixo os meus parabéns a quem o escreve!

Beijocas

Anónimo disse...

Embrulho
Tens toda a razão a autora do blog é fantastica, quem me dera ter conseguir exprimir em palavras tudo o que penso e tudo o que sinto.

Por este motivo não tenho nenhum bolg :(
às vezes surgem-me ideias, mas depois quando tento expressá-las na escrita, sai-me um bodado atabalhoadas, e depois desisto.

Por isso vou comentando o que leio.

beijos a todos )*

Anónimo disse...

sorry é bocado e não bodado...


tão a ver...tão a ver, troco-me toda.