domingo, maio 07, 2006

Artigo 88.º

(Prémios)

1. Ao Clube vencedor será atribuída uma Taça.

2. Aos jogadores utilizados pelo Clube vencedor será distribuída uma medalha em prata dourada.

3. Para serem distribuídas pelo director do departamento de futebol, médico, massagista e treinador serão atribuídas ao Clube vencedor quatro medalhas de prata dourada.

Regulamento das competições de futebol nacional, retirado do site da LPFP.

Ora então vamos lá a ver se nos entendemos, o primeiro classificado do campeonato nacional de futebol ganha uma taça, os jogadores desse clube (apenas aqueles que estão inscritos na liga de futebol), ganham uma medalha de prata o resto da malta divide quatro medalhas de prata, se entendi bem a coisa é assim, certo?

E depois querem futebol espectáculo, querem jogadores com magia, mais adeptos nos campos, menos “caceteiros”, mais e melhores árbitros, mais empenho por parte das equipas, mas e agora pergunto eu para quê? para ganhar um caneco e umas medalhas, está certo de prata mas que raio, então e os prémios em dinheiro? E porque só para o primeiro, os outros não se esforçaram, não correram, não deram o litro, não comeram a relva, para quê? Nem um obrigado, sei lá um certificado da liga em como o “Sr. jogador de tal”, jogou no nosso campeonato na época de “mil novecentos e carqueja”, qualquer coisa, e o dinheiro?

A liga recebe dos clubes em multas e afins milhares de euros por época, recebe do patrocinador da superliga milhares de euros por época, para onde vai esse dinheiro todo? Quem se anda a encher com ele? E os verdadeiros protagonistas da bola, esses recebem um caneco e umas medalhas, já sei de prata mas… e o dinheiro?

Assim sendo e em virtude dos condicionantes da UEFA (organismo que coordena o futebol europeu), o prémio é dado por esta, muito embora não receba nada da liga portuguesa de futebol, o primeiro lugar tem o lugar assegurado na liga dos campeões na época seguinte, o segundo lugar também e o terceiro vai disputar uma pré eliminatória, também para acesso a essa mesma liga dos campeões.

Se percebi no fim das contas, ser campeão não representa absolutamente nada em termos monetários ou de prémios para os clubes, pelo que ficar em primeiro ou segundo a coisa vai dar ao mesmo, vão os dois à liga dos campeões com acesso directo, podendo até o primeiro lugar fazer uma campanha bem pior do que o que ficou em segundo, está certo tem o caneco e as medalhas de prata, mas e o dinheiro? Onde está o dinheiro?.

Sem comentários: