sábado, outubro 14, 2006

Direito ao contraditório - Opinipadre

Caro Grifo, agradeço a sua passagem e o seu comentário neste simples e singelo blog, mas permita-me que discorde um pouco dele.

Para começar e se efectivamente leu o post, logo no seu inicio diz o seguinte “(…) Sem querer ofender ninguém nem quaisquer susceptibilidades, nem sequer tentar impor a minha opinião a qualquer pessoa que seja (…)”, pelo que não percebo o porquê da frase “(…)Há muitas pessoas que sabem julgar (…)”.
Eu não julgo nem sequer tento julgar o que quer que seja, eu aclarei logo no início que o post não passava da minha humilde opinião.

A frase seguinte diz “(…) Mas julgar é um exercício de inteligência e discernimento que requer sabedoria e bom senso (…)”, se eu fosse facilmente influenciável, poderia pensar que me está a passar um atestado de estupidez coisa que eu não acredito pois não me conhece minimamente para eventualmente ter esse direito e até poderia ficar importunado com isso, mas como não sou e se ler mais post`s aqui colocados verá que todos não passam de ideias, avisos, opiniões entre outros da minha pessoa, sem nunca tentar ser dono da verdade nem com eles tentar influenciar ou mudar a opinião de outrem.

“(…) Julgar a igreja e os seus representantes é um trabalho de crítica e análise como outro qualquer deste género (…)”, continuo a escrever que em nenhuma altura pretendi ou pretendo julgar o que quer que seja, muito menos a igreja e os seus representantes.

“(…) Contudo, o polimento da ideia e da palavra devem ser sempre reflexo de uma mentalidade aberta e sadia, onde o respeito pelos outros devem ser contabilizado (…)”, a opinião é minha pelo que acho que tenho o direito de a direccionar, falta de respeito e de mentalidade aberta, como já disse podia facilmente ficar importunado com isso mas…

“(…)Espreitei este blog e fiquei assim como que atónito perante a superficialidade do que se diz! Não é preciso ter fé ou filosofias! É preciso ter lucidez e comedimento (…)”, já agradeci o ter passado por cá, espero que continue a vir visitar-me, mas como também já referi, os post`s aqui colocados não passam de ideias, avisos, opiniões entre outros da minha pessoa, sem nunca tentar ser dono da verdade nem com eles tentar influenciar ou mudar a opinião de outrem, a lucidez e comedimento, isso é a sua opinião eu poderia dizer o mesmo desse seu comentário, não?

Em relação ao resto permita que lhe pergunte, algo do que foi escrito é falso? São ou não homens de carne e osso os padres? Estudam ou não? São ou não licenciados? Pertencem ou não a uma instituição? Existe ou não um sistema de hierarquia nessa instituição? Vestem-se ou não todos de igual? Oram ou não em púlpitos para plateias (pode dar-lhe o nome que quiser, mas continuam a ser plateias)? Eu até hoje nunca ouvi rumores sequer de que algum dos cordeiros (palavras suas), se tenha levantado durante um dos discursos (homilia), para questionar o que quer que seja sobre a mesma, o que me leva a perguntar, é então o quê senão a mais pura das verdades sem sombra de dúvida (para os cordeiros), aquilo que ele diz?.

“(…) nessas palavras, eu ter reconhecido toda a força castradora que é apontada à religião e ao seu representante (…)”, não consigo perceber onde é que eu castro a religião ou os seus representantes, tudo aquilo que eu escrevi até agora é ou não verdade?

“(…) Não haverá homens da igreja que mereçam o nosso respeito? (…)”, meu caro Grifo, para mim todos os homens, sem excepção, sejam eles de que quadrante forem, merecem o meu maior respeito, no entanto e após ler e reler o post, continuo a perguntar, em tudo aquilo que está escrito, existe alguma mentira? Tudo aquilo que escrevi são simples factos que qualquer pessoa pode constatar, ou será que não?

Pode por ventura dizer que as forças armadas nada têm a ver com a santa igreja, eu concordo plenamente, mas se ler bem foi apenas uma analogia com uma outra instituição que também ela tem para si o dom de conter em si a verdade e toda a verdade, as diferenças são muitas, mas vamos deixa-las para mais tarde pois não é disso que o post trata.

Assim e por fim caro Grifo, espero que tenha entendido que eu sou uma pessoa de bem, e que o meu blog é apenas um veiculo para dar a conhecer as minhas ideias, posições, opiniões e não só, mas sempre tudo muito superficialmente, pois de problemas acho que a vida já nos dá que chegue, espero contar com os seus comentários e visitas mais vezes…

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que se insurge! Ainda bem que reflecte e me faz reflectir!
Está pois tudo dito, tudo devidamente clarificado! Parabéns, agora e também, pela agudeza do seu espírito!
Visitá-lo-ei, doravante, ainda com maior interesse!