sábado, setembro 30, 2006

Informáticos ou médicos?

Informática para muitos um bicho-de-sete-cabeças, para outros um livro aberto, para mais alguns algo que não é necessário antes pelo contrário (perceberam, antes pelo contrário eh eh eh), continuando, para o resto tanto faz como se fez é igual.

Queria no entanto explanar o meu ponto de vista em relação a este assunto, os meus amigos trabalham todos os dias certo, tem uma profissão, fazem algo específicos nos vossos empregos certo, então porque carga de água estão sempre a pedir ao vosso amigo que trabalha na área da informática para vos arranjar o computador, a fazer perguntas sobre aquele programa ou aquela máquina, eles de certeza que não vos perguntam como se vende ao balcão por trabalharem numa pastelaria, como se faz a barba á navalha se forem cabeleireiros, como se frita um bife se forem cozinheiros (bem se tiverem ai umas receitas podem postar que agradeço), entendem?
Lá por uma pessoa trabalhar todo o dia agarrado a um computador não faz dela um especialista em informática, a maior parte das pessoas que trabalha com computadores são meros (mas importantes), utilizadores nada mais.

A informática caso não saibam é dividida, temos quatro grandes áreas, a programação onde se elaboram os programas para os utilizadores e não só, o design onde se criam sites, grafismos e não só, o hardware que é a montagem da maquina física aquele que o utilizador leva para casa quando a compra e por fim as redes, é a montagem de redes de computadores, ou seja coloca-los a falar uns com os outros, tanto através de cabos ou de uma outra qualquer tecnologia entendem?

Podemos então dizer que a informática tem semelhanças com a medicina, senão vejam, quando tem um problema de coração vão a um cardiologista certo, não vão a um urologista e porque?, se tem problemas de visão vão ao oftalmologista, porque não um ortopedista? perceberam a ideia?.
Então deixem lá de chatear o vosso amigo que até trabalha com o computador todo o dia e tal pois ele pode não saber nada do que se esta a passar com a vossa máquina além do mais estão a pedir-lhe que faça algo que ele não sabe, ele é um utilizador e não um informático, mesmo que fosse informático poderia trabalhar numa área diferente daquela que vocês questionaram, assim sendo o provérbio cada macaco no seu galho tem aqui uma importância vital.

Espero que tenha desmistificado um pouco isto da informática e não baralhado mais ainda, não me quero sentir culpado por alguém ir fazer um exame de próstata ao cardiologista, hups.

1 comentário:

Anónimo disse...

Jmafa,

Bem!Não tenhas esse mau feitio e vai ajudando o pessoal ok?

Beijocas;))))))))))